CAMBUCI S.A.
empresa.pnggovernanca_corporativa.pnginformacoes_financeiras.pnginformacoes_investidores.pngdados_cadastrais.pngoutras_informacoes.png

HISTÓRIA


O Grupo Cambuci é, orgulhosamente, uma multinacional 100% brasileira e construiu sua história com muita coragem, dedicação, esforço e trabalho - características típicas do brasileiro e que continuam sendo os pilares da companhia na busca contínua de melhores resultados e na ampliação do seu território de atuação, tanto no Brasil quanto no exterior.

Tudo começou em 1945, quando os filhos de Assibe - Victório, Eduardo, Mario e Ernesto Estefano - ainda jovens, mas com muita fibra e empreendedorismo, compraram a parte dos tios e fundaram, oficialmente, a Malharia Cambuci S/A, uma confecção de artigos de vestuário masculinos e femininos localizada no bairro do Cambuci, em São Paulo.

Pouco menos de 25 anos depois, em 1968, os irmãos Eduardo, Ricardo e Roberto Estefano, filhos de Eduardo e netos de Assibe, assumiram a empresa, após a aposentadoria do tio Victório. Essa mudança inicia um novo e promissor ciclo na companhia, que passa a focar seus trabalhos no mercado esportivo.

Em 1970, a Cambuci criou a marca Penalty e lançou produtos para a prática de futebol. Com o sucesso, alguns anos mais tarde, a Cambuci transferiu sua produção para o interior de São Paulo, em um complexo de fábricas criado para atender a todo o mercado brasileiro. Em seguida, fechou seu primeiro grande contrato com o São Paulo Futebol Clube. A década de 70 foi um período de grande crescimento para a empresa.

Em 1979, a Cambuci, com a marca Penalty, fecha parceria com a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), que acabava de nascer. Por mais de 20 anos, constantes investimentos na modalidade firmariam a Penalty como uma marca de profissional intimamente ligada ao universo do futebol, em suas diversas modalidades. Começava, neste momento, a internacionalização da marca Penalty.

Antes da metade dos anos 80, a Cambuci torna-se a maior fabricante brasileira de bolas. Neste período, transformou-se em sociedade por ações de capital aberto e adquiriu os direitos de fabricação de calçados da marca Asics e raquetes e bolas de tênis Wilson e Doonay. Absorvendo, a partir daí, experiência e tecnologia que lhe permitiram avançar no padrão internacional de seus produtos.

Seguindo o caminho da internacionalização, nos anos 90 a Penalty consolida sua presença na América do Sul, tornando-se a marca oficial das principais federações e confederações em diversas modalidades esportivas.

Como resultado dos investimentos, a marca mostra-se "pé quente" e conquista o bicampeonato da Libertadores da América e do Mundial Interclubes com o São Paulo Futebol Clube, em 1992 e 1993. Dois anos depois, em 1995, foi a vez de ser campeã da Libertadores da América com o Grêmio de Football Portoalegrense, e vice no Mundial Interclubes. Além disso, sagrou-se pentacampeã mundial (82, 85, 89, 92, 96) com a Seleção Brasileira de Futsal, tornando a modalidade cada vez mais prestigiada em todo o mundo.

Ainda na década de 90, a explosão do consumo de material esportivo estimula a Cambuci a investir cada vez mais no crescimento da marca Penalty. Por outro lado, a abertura do mercado brasileiro às importações provoca a entrada de inúmeras marcas esportivas internacionais, tornando o consumidor mais exigente.

Esses acontecimentos foram encarados como um desafio. Em três estados brasileiros, São Paulo, Bahia e Paraíba, modernas fábricas foram inauguradas, linhas de produtos ampliadas, desenvolvidas novas tecnologias em bolas, calçados, confecção, equipamentos e acessórios, além de estratégicos investimentos aplicados no setor esportivo. Com isso, a Cambuci manteve sua competitividade no mercado nacional e firmou-se no mercado internacional, levando a marca Penalty para diversos países em toda a América, Ásia e Europa.

Em 1998 foi fundada a Penalty Argentina, primeira filial fora do Brasil e que hoje tem presença massiva de Missiones a Usuhaia, sendo uma das principais marcas argentinas de futebol.

Para assegurar a estratégia de ampliação de sua presença no universo esportivo, a Cambuci lança, em 2005, a marca Stadium, complementando o extenso portfólio de produtos da empresa. Buscando acompanhar o ritmo de crescimento acelerado da economia nacional e a migração das classes C, D e E, a marca Stadium se apresenta como uma nova opção para aquisição de produtos esportivos, através da excelente relação custo x benefício ofertada em seus materiais.

Em 2008, a Cambuci inicia internamente um importante projeto de planejamento para reposicionar a marca Penalty e, em 2011, após três anos de pesquisas e investimentos, apresenta seu novo direcionamento estratégico, amparado na legitimidade de ser a única marca genuinamente brasileira de futebol. Este reposicionamento, focado em uma nova e arrojada identidade visual, na reformulação completa do portfólio de produtos, na estruturação para a excelência na prestação de serviços e no fortalecimento da marca no mercado internacional; tem por objetivo preparar da melhor forma possível a Penalty para os próximos anos, mantendo a marca como um dos maiores expoentes do esporte nacional.

Hoje, a Cambuci S/A está presente em 14 países, entre os quais Argentina, Chile, Japão e Espanha - onde acaba de instalar um escritório, que servirá como um braço para alcançar os demais mercados europeus. Para atender uma demanda cada vez maior, conta com instalações que atendem os mais exigentes padrões internacionais e produzem materiais esportivos que são exaustivamente testados em laboratórios próprios e, principalmente, por atletas profissionais. Tamanho cuidado garante o endosso das principais confederações e federações esportivas do mundo.

Ciente também de seu papel nas sociedades onde atua, o Grupo Cambuci emprega, só no Brasil, aproximadamente três mil funcionários diretos, que são treinados e contam com toda assistência necessária para a melhor prática de suas funções. Como empresa cidadã, apóia diversos projetos sociais, oferecendo oportunidades às pessoas menos favorecidas.

Uma história escrita através do apoio incondicional ao esporte, é assim que a Cambuci, através das suas marcas Penalty e Stadium, mantém seu trabalho, ciente de que a melhor forma de comemorar o passado é mantendo o foco no futuro.